RawTherapee - uma alternativa gratuita para o processamento de fotografias
Adobe Photoshop Lightroom, Capture One ou RawTherapee?
Acabei achando o RawTherapee, por causa que em uma época, estava procurando por alternativas que não fossem o Adobe Photoshop Lightroom, Adobe Photoshop Lightroom Classic ou Capture One. Já usei todos esses processadores de imagens e posso dizer que a experiência mais legal que já tive foi no Capture One que é quase um canivete suíço para os fotógrafos profissionais, mas nessa jornada, nem tudo são flores e temos de começar de algum lugar, escrevo esse artigo para que você usuário tenha uma alternativa gratuita e muito boa para os seus trabalhos. Isso, esse software que é gratuito e aparece na captura de tela acima se chama RawTherapee.
Já fiz a edição de muitas fotografias no RawTherapee para testar há algum tempo e gostei muito, apesar de isso fazer algum tempo (½ anos) isso não me fez esquecer do programa. Pelo motivo dele ser gratuito em vários sistemas operacionais. Ele pode inclusive ser instalado no Windows/Mac via instalador e no Linux com uma das maneiras sendo por um simples comando no terminal que é o:
sudo apt install rawtherapee-data -y
Neste software você tem a liberdade de alterar muitas propriedades da sua fotografia, com ela estando em RAW ou em JPG. Podendo controlar as cores, contrastes, tonalidades e corrigindo algumas propriedades que envolvem distorção de perspectiva e de vinheta da lente. Além disso, você pode também alterar a gama de cores da exportação, cortar a imagem, dentre outras propriedades. A interface não é muito amigável, mas com alguns tutoriais e explorando o programa (apesar de não ser do gosto e fácil para todos), você acaba pegando o jeito. Se você não quiser explorar o programa ou simplesmente, não ter vontade de usar algo que não conhece, basta me chamar por mensagem no instagram que uso para meus trabalhos e eu te auxilio para chegarmos no melhor resultado final possível, desde que você tenha uma fotografia ou um conjunto no seu HD para começarmos do 0.
Para exportar as imagens, você precisa colocar todos os arquivos em fila, podendo exportar todos eles para uma pasta só e mandando o programa começar a exportar todos. Ele não é que nem o Lightroom que você obrigatoriamente sente o peso da imagem com pós versus a exportação acontecendo em simultâneo. Atividades como essa do Lightroom, exigem uma máquina mais robusta para aguentar a interface, o programa e a exportação da imagem com tudo isso em simultâneo! Pensei em tudo isso ao aplicar a pós-produção nessas fotografias que estão abaixo e que capturei em preto e branco nativamente da minha câmera.




Tive algumas dificuldades por ser adepto do Adobe Photoshop Lightroom Classic mas facilmente me organizei e fui personalizando as propriedades da minha imagem. Alterei os pretos dela utilizando dos contrastes e micro contrastes para explorar melhor as sombras e a tipografia que aparece em duas das quatro imagens que aparecem acima. Quando o dia não está ensolarado costumo usar o ISO 400 por causa que no 800, a tendência da imagem granular com a pós é ainda maior. Com todos esses elementos somados, acabei editando essas fotografias e colocando-as nos meus stories na RunTheseStreets onde salvo todos os retratos de rua que tiro com o celular e/ou câmera que por vezes, não exponho no meu feed ou linha do tempo.
Bom, espero que tenha gostado do artigo e que faça o bom uso do RawTherapee para todos sempre ou quando você estiver em uma emergência.
¡Hasta luego!
Referências:
Extended Review and Experience with Rawtherapee
Free and Open Versus Subscription: Can RawTherapee Develop Your Images Just as Well as Lightroom?
How to Install RawTherapee on Ubuntu 22.04 and Linux Mint 20