Livros & Consumo (Fotografia)
Como consumir livros, aprofundando conhecimentos envolvendo fotografia
Tem alguns livros de fotografia e leitura em texto na minha mão que passaram por vários momentos. Até incluindo um incêndio (sou bizarro), mas bora adquirir algum conhecimento! Essa é parte da minha coleção de livros que envolvem fotografia, cinema e audiovisual. Alguns cedidos por amigos que sabem do meu amor por fotografia e cinematografia, compartilhados pela minha mãe (que gosta muito de arte, sendo arquiteta) e outros que eu adquiri quando comecei na fotografia (não lembro direito como chegaram). Nessa imagem tem quase um top 10 de livros que tenho comigo e tem três deles que recomendo muito pra aprender.
1º livro - A Camera de Ansel Adams (no centro da imagem - da metade para cima)
Tudo que aprendi de técnica de alguns anos pra cá, envolvendo fotografia digital e analógica foi por alguns vídeos gringos no YouTube e predominantemente em razão deste livro. Ele me fez ter coragem de desmontar uma câmera para conhecê-la (apesar de eu não ter agido para isso acontecer ainda). Nem todas as técnicas de fotografia e equipamentos estão nas plataformas de vídeo sendo explicadas por criadores de conteúdo, de vez em quando, é a gente que tem de ir atrás do conhecimento e de algum jeito.
2º livro - Zoé de Rogério Assis (na parte do canto superior direito)
Vi um documentário e tenho um livro que fala sobre a vastidão que existe entre os povos indígenas na Amazonia. Aprendi muito pouco com esse livro, por não ter o conhecimento prévio para explorar os seus detalhes. Partindo dos critérios editoriais e técnicos de fotografia, é um livro muito legal e muito bem formatado. Gosto muito dele e daria de presente a um bom amigo, se ele gostasse de fotografia, conhecendo parte da cultura, também.
3º livro - Caçadores De Luz. Historias Do Fotojornalismo de Sério Marques, Lula Marques e Alan Marques (o livro amarelo e preto com letras na vertical)
Por causa que fotojornalistas possuem diversas histórias e isso me faz aprender muito. A não refutar, mas perguntar as coisas certas e conhecer um lugar de maneira que isso seja melhor para suas fotografias. Ir para uma pauta com um objetivo por mais rápido que seja, ter conhecimento prévio e claro, muito estudo para vivenciar a situação e tirar proveito dela, expondo em simultâneo a sua profissionalidade e aptidão para fotografias.
Não podemos nunca nos esquecer dos livros, sejam em ebook ou físicos. Por incrível que pareça, a maioria do conhecimento sobre diversas tangentes da fotografia estão neles. Por muito tempo achei o contrário, e isso atrasou e muito a minha percepção.
Graças aos livros e a conversas rápidas (com artistas e até com o assistente técnico que conserta minhas câmeras) consegui chegar num nível razoável de conhecimento, apesar de não aplicar ele por inteiro quanto faço/tiro uma fotografia. Tudo isso exige muita disciplina, estudo, conhecimento e paciência (para saber o momento certo de clicar, sair e entrar).
Atualmente gosto muito de retratos e fotografia de rua, por exemplo. As pessoas acham minhas fotos “bonitas”, mas sempre tive dificuldade com comunicação. É um assunto que terei de estudar mais nos livros, sabendo disso e logicamente, admitindo parte dos erros.
E…
Por hoje é só galera, espero que isso tenha agregado em algo no seu dia.
Um abraço e se precisar, entre em contato por mensagem direta no insta, twitter ou facebook :)
Renão